Governo de SC lança programa de incentivo à geração de energia limpa
- portalda98
- 24 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

O governo do estado lançou na tarde desta quarta-feira (24) um programa que tem como objetivo estimular a geração de energia limpa. A meta é passar de 880 MWh para 1 mil MWh, com a implantação de opções alternativas de energia, como a eólica e a solar.
O SC+Energia foi lançado a partir das 14h no Teatro pedro Ivo, em Florianópolis. Durante o evento, o governador raimundo Colombo destacou os diferenciais competitivos do estado. "Santa Catarina tem vantagens estratégicas que nos permitem enfrentar o momento difícil do país".
Segundo o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, entre as alternativas de energia limpa que podem ser incentivadas no estado está a energia gerada pela biomassa. "Somos os maiores produtores de suínos do Brasil, utilizar os dejetos de forma sustentável é exemplo para o país", ressaltou.
O programa tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento, com sustentabilidade ambiental, segundo o governo. "Serão investidos R$5 bi, com geração de 1000 MWh e empregos, movimentando a economia com qualidade de vida e sustentabilidade", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.
O programa é coordenado pela SDS e conta com o apoio de diferentes órgãos e instituições que atuam no estado. Para as empresas que participarem do programa, o governo prevê benefícios, como isenção do ICMS até 2021. Para isso, serão lançadas chamadas públicas. "O empreendimento será avaliado por este comitê e, sendo aprovado, ele ingressa no programa, passando a contar com uma série de benefícios", informou o governo.
Geração de energia em SC
De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), no primeiro trimestre de 2015, o estado consumiu 6.195 gigawatts (GWh) de energia. O que representa em média 2.065 GWh por mês. As instalações comerciais correspondem a 32,6% deste gasto, a indústria, 22,4%, e o comércio, 21,8%.
Atualmente, a energia limpa gerada em Santa Catarina corresponde a 19,5% do total. "Há 74 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que geram 560 MW, no caso, 12,35% de energia no Estado. Outros tipos de energias limpas são a eólica, que geram 242 MW, e a solar, com apenas 4,2 MW. Ainda em Santa Catarina, há 114 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) que operam 77 MW. Nove PCHs estão em construção e irão fornecer mais 52,2 MW", informou o governo do estado.
FONTE: http://g1.globo.com/
Comments