top of page

Jaraguá do Sul tem sete novos casos de HIV por mê

  • portalda98
  • 10 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Um dado alarmante preocupa os órgãos de saúde em Jaraguá do Sul: no primeiro semestre deste ano, foram registrados 43 novos casos de HIV na cidade. Em todo o ano de 2014, foram 28 novos casos, média de 2,3 por mês. Em 2015, o índice já está em 7,1 novos casos por mês, um aumento de mais de 200%.

17503336.jpg

– Muitos jaraguaenses pensam que não existe HIV em Jaraguá. Também pensam que o HIV tem ‘cara’. Cara de doente, pálido, debilitado, mas isso não acontece – alerta a gerente da Vigilância em Saúde e coordenadora do Programa DST/Aids, Fabiane da Silva Ananias.

Esses números colocam Jaraguá do Sul acima da média nacional de 20,2 casos de HIV a cada cem mil habitantes. No município, são 28 casos para cada cem mil habitantes. Jaraguá ocupa o 11º lugar em número de casos no Estado, entre as cidades com mais de cem mil habitantes. São 450 pessoas infectadas com o vírus e em tratamento com antirretrovirais.

– O município trabalha a prevenção por meio de programas nas escolas, intervenções em eventos e em empresas; a informação por meio das unidades de saúde, materiais publicitários e palestras; o diagnóstico por meio do teste rápido e do teste laboratorial gratuito no laboratório municipal; e o tratamento da doença, com a distribuição de medicamentos e acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar – reforça Fabiane.

Neste mês, será implantado o teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais nos 23 postos de saúde e também nos Caps e Saúde da Mulher. Além disso, qualquer cidadão que queira fazer o teste pode procurar a unidade de saúde mais próxima e saber o resultado em poucos minutos.

– Também estamos buscando parceria com faculdades e escolas de ensino técnico e médio para esclarecimento sobre as DSTs e para a realização do teste.

A gerente ressalta ainda a importância do diagnóstico precoce para que a carga viral no sangue não aumente (quanto mais tempo com o vírus, maior a carga viral, mais chance de desenvolver a doença e mais chance de passar o vírus).

FONTE: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/


 
 
 

Comments


Notícias Favoritas
Notícias Recentes
Arquivos
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
(47) 3622-7372
bottom of page